É um movimento de defesa da capoeira. Uma esquiva na qual o praticante se abaixa na frente do adversário, com os braços protegendo o rosto. Consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em curta distância.
A CAPOEIRA
Uma das teorias mais aceitas sobre a origem do nome capoeira é a de que significa “mato ralo” ou “mato que foi”, fazendo referência a campos abertos onde os capoeiristas se reuniam para fazer as rodas.
Foi um símbolo de resistência do povo negro contra a opressão, os quais encontravam na corporalidade e nos golpes o enfrentamento à escravidão e o racismo. De enorme relevância no Brasil, a capoeira está ligada à própria formação e história do país. E assim, no “mato ralo”, no capoeirão de nossa sede, e como representação de enfrentamento ao racismo, bem como da cultura afro brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, possuímos em nossa grade de ações sócio-assistenciais o Projeto COCORINHA!
As oficinas de capoeira e toda a sua extensão cultural, são ministradas aos sábados na sede da instituição, Horário das 09h00 às 11h00.
O projeto visa trazer para os assistidos a importância dessa expressividade da cultura brasileira, remontando a resistência que os escravos brasileiros criaram através da capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores.