A SOCIEDADE DA MULHER GUERREIRA – SMG com apoio do Governo do Estado do ‘Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa pelo Edital Povos Tradicionais Presentes, com a parceria da ASSOCIAÇÃO AMIGOS E MORADORES DE CITROLÂNDIA, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei Municipal nº 847 de 02 de agosto de 2010 realizou o 1º Fórum Permanente das Mulheres Negras de Guapimirim no dia 15 de novembro de 2022, das 11h00 às 17h00, instaurando o GRUPO DE TRABALHO PERMANENTE para as discussões de políticas públicas com o recorte de raça e gênero.
O evento compôs a sequência de atividades do Projeto CIRCUITO GUAPI-DÚDÚ – ocorreu à conta do patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Edital Povos Tradicionais Presentes.
TEMÁTICA: “SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, RACISMO, EQUIDADE, REPRESENTATIVIDADE E EDUCAÇÃO”.
Os eixos tiveram os seguintes recortes:
∙ Acesso de qualidade à rede de serviços de saúde
∙ Combate ao racismo institucional’
∙ Racismo e Machismo contra a mulher negra
∙ A importância da representatividade das mulheres negras nos espaços decisórios.
O referido fórum teve por objetivo representar os mais diferentes segmentos da sociedade e ser o canal de comunicação entre a população e o poder público, coordenando a elaboração participativa do plano de políticas públicas para as mulheres negras em todos os espaços, incorporando as dimensões de classe, etnia, raça, orientação sexual e identidade de gênero, de pessoas com deficiência, rurais e urbanas. Onde o GTP será o responsável pelo monitoramento de suas metas.
As reuniões do GRUPO DE TRABALHO PERMANENTE (GTP GUAPIMIRIM) são bimensais em nossa sede, podendo também serem itinerantes. Maiores informações, clique aqui.